domingo, 16 junho 2024

Americana intensifica fiscalização de uso de máscara e faz alerta

A fiscalização do uso obrigatório de máscaras vai aumentar em Americana e os estabelecimentos que já foram notificados e forem flagrados com clientes ou funcionários sem máscaras podem ser fechados. A decisão da prefeitura foi tomada na quarta-feira (17), após reunião do Comitê de Combate à Covid-19.

Segundo a administração, o comitê deliberou por ampliar o trabalho de fiscalização do uso de máscaras nos estabelecimentos do município, “assim como o cumprimento de todas as regras de distanciamento que garantam o funcionamento seguro dos espaços”. O uso de máscaras é obrigatório também em espaços públicos.

Desde que a utilização de máscaras se tornou uma obrigatoriedade, o trabalho da Uvisa (Unidade de Vigilância Sanitária) e da Gama (Guarda Municipal de Americana) foi no sentido de orientação. O tom do Executivo sempre foi de orientar e não multar.

Estabelecimentos foram notificados, comerciantes informados da necessidade de garantir que os trabalhadores estejam equipados e que cobrassem dos clientes as regras de segurança.

Agora, segundo a prefeitura, a partir dos próximos dias, com aumento de pessoal, incluindo também membros do comitê juntos à Gama e à Uvisa, o trabalho será intensificado e naqueles estabelecimentos em que já houve algum tipo de notificação, as empresas estarão sujeitas até ao fechamento de em caso de reincidência.

“Diante de um quadro de pandemia, em que a Covid-19 avança, o formato atual de funcionamento dos estabelecimentos só seguirá acontecendo se todos fizerem a sua parte. Utilizar máscaras reduz o poder de transmissão da doença significativamente, portanto o comitê entende ser fundamental que todos continuem atentos às regras”, disse o secretário de Negócios Jurídicos de Americana, Alex Niuri.

O trabalho de conscientização vem ocorrendo também com o apoio da Unidade de Desenvolvimento Econômico e com representantes da Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana) e demais entidades de classe, destaca o Executivo. A reportagem pediu detalhes sobre o aumento da fiscalização, mas não obteve retorno.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também