domingo, 19 maio 2024

Após segundo furto em 15 dias, Centro de Saúde fica fechado

O Centro de Saúde do São Marcos em Campinas foi assaltado, na noite de terça-feira (19), pela segunda vez em 15 dias. A unidade permaneceu fechada e as consultas foram reagendadas. A prefeitura informou que a Guarda Municipal reforçou a segurança no local.

De acordo com uma funcionária da unidade, que pediu para não ser identificada, o local teve quase todos os cômodos vandalizados. “Reviraram todo o centro de saúde. Levaram vários produtos de limpeza, como detergente, desinfetante, sabão e sabonete líquido. Levaram também o rádio de uma funcionária, mochila. Ficou tudo revirado. Uma bagunça”, disse.

Segundo ela, tentaram entrar pela porta da cozinha, mas como ela foi reforçada, usaram outra porta. “Com certeza deve ser usuário de droga porque tem vários computadores, mas não levaram”, comentou.

A funcionária contou que no primeiro assalto a porta foi arrombada e levaram a televisão da sala de espera e tentaram levar outras coisas, como ventilador, que foi encontrado do lado de fora. “A minha sensação é de que estão zoando com a nossa cara. Entram a hora que querem, fazem o que querem e ninguém faz nada”, lamentou.

Ela não soube precisar quantas consultas foram canceladas. “Não sei o número certo, mas de manhã sempre tem bastante consulta com ginecologista, dentista, clínico e psicólogo”, comentou.

A secretaria de Saúde, apesar de questionada, não informou quantas pessoas deixaram de ser atendidas. “A unidade foi vandalizada e, por isso, foram mantidos apenas os atendimentos de urgência, uma vez que os funcionários precisaram organizar o espaço e levantar o que foi danificado e furtado. As consultas previstas para esta quarta já foram reagendadas”, explicou.

A secretaria reforçou que a unidade retomará os atendimentos hoje. “A Guarda Municipal reforçou a ronda no local. A Secretaria de Saúde desenvolve ações de Cultura de Paz nas áreas de abrangência dos Centros de Saúde, reforçando a importância da comunidade zelar pelo bem público e procurando gerar alternativas que melhorem a qualidade de vida. Dessa forma, cada unidade de saúde contribui para o desenvolvimento humano e social dos moradores do entorno”, concluiu.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também