sexta-feira, 17 maio 2024

Cidades da região estão entre as 100 ‘mais inteligentes’ do estado

As cinco cidades da região aparecem na relação das cem mais inteligentes do Estado São Paulo, seguindo o ranking elaborado pela consultoria especializada Urban System, em parceria com a Necta, que neste ano chegou à sua sexta edição. Por conta da pandemia, o evento de divulgação dos resultados, no começo da semana, foi transmitido de maneira virtual a partir do Centro de Convenções Frei Caneca. 

O Connected Smart Cities, ranqueamento muito respeitado, é feito a partir de informações coletadas junto a governos, empresas e entidades. De âmbito nacional, a pesquisa mapeia os municípios com mais de 50 mil habitantes e tem, como objetivo principal, definir quais são as cidades com maior potencial de desenvolvimento. 

São Paulo aparece no topo na lista das cidades inteligentes – 37.901 pontos -,  a partir do cruzamento das notas obtidas dentro de 70 indicadores., divididos dentro de 11 segmentos essenciais: mobilidade e acessibilidade; meio ambiente, urbanismo; tecnologia e inovação; saúde; segurança; educação; empreendedorismo; energia; governança e economia. 

Considerando-se os resultados obtidos dentro do Estado de São Paulo, Americana aparece na 21ª colocação entre as cidades mais inteligentes e conectadas. A cidade também obteve uma colocação respeitável no ranking nacional (47ª colocada). 

No ranking das cem melhores paulistas também aparecem, pela ordem de pontuação obtida, Hortolândia (39ª), Nova Odessa (86ª), Santa Bárbara d’Oeste (98ª) e Sumaré (100ª). 

Os consultores buscaram dimensionar o acesso da população à estrutura disponível em cada um dos segmentos. Quando se analisou o meio ambiente, por exemplo, foram considerados os investimentos feitos no abastecimento de água, na coleta e no tratamento de esgoto, a destinação do lixo e recuperação ciliar. 

No item que trata dos transportes, foi considerado o número de veículos da cidade e a situação da estrutura viária. A educação detalhou a acessibilidade da população às vagas da escola pública e o nível médio de escolaridade. A tecnologia considerou, por exemplo, o número de moradores com acesso à internet e a modernidade dos polos de pesquisa e produção. 

SUDESTE LIDERA NO ‘TOP 20’ DO RANKING  

A Região Sudeste domina 50% da lista das 20 cidades mais inteligentes do Brasil. A região Sul aparece novamente em segundo lugar, tendo duas cidades entre as top 5. A região Centro-Oeste vem representada por Brasília e Campo Grande.  A Região Nordeste entra em 2020 na prestigiosa lista com Recife (PE), na 15ª posição. Na Região Norte, Palmas é a melhor classificada, na 32ª posição.  

O estudo mostra que 64 das 100 cidades mais inteligentes do Brasil estão no Sudeste, e 43 delas ficam no Estado de São Paulo.  

Outro ponto interessante do ranking 2020 é que, das 100 cidades mais inteligentes, 18 possuem menos de 100 mil habitantes. “Para ser uma cidade com grande potencial de desenvolvimento, não é necessário ser uma metrópole”, segundo o analista Renato de Castro. Jaguariúna, na RMC, ele aponta, é a cidade mais inteligente do Brasil na faixa populacional de 50 a 100 mil habitantes. Aparece na 17ª posição.  

Castro, expert em cidades inteligentes, é membro do conselho de diretores da Leading Cities de Boston e conselheiro sênior voluntário na União Internacional de Telecomunicações – a agência das Nações Unidas para a informação e telecomunicações. Ele tem mais de duas décadas de experiência como executivo internacional na Ásia, nas Américas e na Europa. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também