sábado, 18 maio 2024

Coronavírus: exame de garoto fica pronto até próxima sexta-feira

Até semana que vem, a Secretaria do Estado da Saúde deve informar o resultado do exame do menino de 3 anos de Americana suspeito de ter contraído o novo coronavírus. Há oito casos suspeitos no Estado, segundo o último boletim divulgado às 12h de ontem. Segundo a Prefeitura de Americana, o exame do menino foi encaminhado anteontem ao laboratório. Se for cumprido o prazo dado pelo estado, o resultado ficaria pronto até a próxima sexta-feira, dia 7.

Em coletiva de imprensa sobre o plano para enfrentar a transmissão, o coordenador de controle doenças da pasta estadual, Paulo Menezes, informou que o transporte da mostra demora 24 horas a partir da coleta. “A capacidade é para dar o resultado em até 72 horas a partir da chegada da amostra no laboratório”, disse Menezes.

O secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, confirmou que o diagnóstico é feito em 72 anos. E que o tratamento ao paciente é de acordo com a sintomatologia. Os exames consistem em análise que detecte o genoma do vírus, por meio do chamado PCR (“Reação em cadeia da polimerase”). São coletados materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou coleta de secreções da boca e nariz) pelo hospital que atendeu o caso suspeito.

A prefeitura não informou o hospital onde o menino foi atendido. A criança de Americana com suspeita de ter contraído o vírus esteve em Shangai, na China, e apresentou sintomas como febre, coriza e cor de garganta. Está sendo monitorada, em quarentena, em casa, e passa bem, segundo a prefeitura. Não houve necessidade de internação hospitalar.

OITO CASOS

O último boletim divulgado às 12h de ontem apontou que há oito casos suspeitos no Estado de São Paulo e dois que já foram descartados. A pasta estadual não confirmou se o oitavo caso era da profissional de Saúde de Paulínia, suspeita de ter contraído a doença ao atender o primeiro paciente, no Hospital Madre Teodora, em Campinas. Há um caso suspeito em Americana, quatro na capital paulista e um em Santo André. No país, há 16 casos suspeitos e 10 já descartados.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também