Evento gratuito em Paulínia orienta população sobre lipedema e promove acolhimento às pacientes
Programação acontece neste domingo (5), no Parque Zeca Malavazzi, com caminhada, palestras e atendimento de profissionais da saúde
O lipedema é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo anormal de gordura, principalmente nas pernas e braços, e atinge majoritariamente mulheres. Apesar de ser mais comum do que muitas pessoas imaginam, ainda é pouco conhecido e frequentemente confundido com obesidade, retenção de líquidos ou celulite.
Com o objetivo de ampliar a conscientização sobre a doença, Paulínia recebe neste domingo (5), a partir das 9h, no Parque Zeca Malavazzi, um evento gratuito promovido em parceria com a ONG Movimento Lipedema. A programação inclui caminhada simbólica, palestras, acolhimento, esclarecimento de dúvidas e sorteio de brindes.
Idealizadora da ação no município, Jaqueline Prado conta que conviveu com a doença durante décadas sem saber do diagnóstico.
“Eu descobri o lipedema há aproximadamente dois anos e meio, depois de uma inflamação muito grande nas pernas. Eu achava que era uma alergia, mas nunca melhorava”, relata.
Sinais de alerta
Segundo Jaqueline, alguns sintomas podem indicar a presença da doença e merecem investigação médica. “Os sinais são hematomas sem bater, cansaço extremo, muito inchaço e a desproporção do corpo. Muitas mulheres usam um tamanho de roupa na parte de cima e outro muito maior da cintura para baixo”, explica.
Ela orienta que pessoas com esses sintomas procurem um médico vascular ou um cirurgião plástico especializado em lipedema para avaliação.
Mudança de estilo de vida
Após receber o diagnóstico, Jaqueline passou por tratamento conservador, que envolveu mudanças na alimentação, prática de atividade física e acompanhamento multidisciplinar antes de realizar procedimentos cirúrgicos.
“As pessoas precisam entender que a cirurgia não é o caminho. O tratamento conservador e a mudança de estilo de vida é que fazem a diferença”, afirma.
Evento
O encontro gratuito é aberto ao público e busca reunir pacientes, familiares e pessoas interessadas em conhecer mais sobre a doença. A caminhada terá caráter simbólico e será seguida por palestras com especialistas que acompanham pacientes com lipedema.
A iniciativa integra uma mobilização nacional da ONG Movimento Lipedema, realizada em diversas cidades brasileiras. Em Paulínia, a organização também recebeu apoio do vereador Gibi Professor (Podemos), que colaborou para viabilizar a realização do evento.
“Se você acha que tem lipedema, já recebeu o diagnóstico ou não sabe por onde começar o tratamento, venha participar conosco. Você será muito bem recebida”, convida Jaqueline.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Senai Paulínia oferece 40 vagas em graduação de Processos Químicos
Inscrições vão até 30 de novembro; aulas presenciais começam em fevereiro de 2027 e curso tem duração de três anos
Corrida, recreação e shows marcam programação infantil em Paulínia
A agenda ocorre de 10 a 12 de outubro, com a Maratoninha Kids, atividades no Ginásio do João Aranha e show de Maria Clara e JP no Parque…
Inscrições para concurso da Guarda Municipal de Paulínia terminam nesta quinta-feira (8); veja o salário e como se inscrever
Seleção também forma cadastro reserva e oferece salário inicial de R$ 4.676,85, além de benefícios

