domingo, 19 maio 2024
EXAMES DE PAPANICOLAU

Plantões do “Março Lilás” iniciam em Nova Odessa; ação continua nos dois próximos sábados

Para evitar o transtorno de filas e diminuição da adesão por conta da espera, a Administração preferiu realizar os exames mediante agendamento prévio
Por
João Victor Viana
Foto: Mateus Soares/Rede TODODIA

A Rede Municipal de Saúde de Nova Odessa iniciou neste sábado (9) os plantões especiais do “Março Lilás”, que são direcionados à prevenção e conscientização contra o câncer de colo de útero, uma das principais doenças que atinge as mulheres.

Para evitar o transtorno de filas e diminuição da adesão por conta da espera, a Administração preferiu realizar os exames mediante agendamento prévio. Com isso, o público-alvo são mulheres que estão há mais de 3 anos sem fazer a coleta de material para exames de Papanicolau. Porém, as que desejarem realizar o exame por proatividade podem procurar qualquer unidade de saúde.

“A necessidade é que todo ano a mulher passe por uma avaliação, se necessário faz a coleta. O Ministério (da Saúde) preconiza que a cada dois anos se colete, na idade entre 25 e 64 anos”, explicou Adriana Lopes, enfermeira responsável pela UBS 1 (região central).

Adriana Welsch, secretária municipal de Saúde, alerta para que todas as pessoas com útero realizem anualmente o acompanhamento com médicos ginecologistas.

A campanha continuará nos próximos dois sábados. No dia 16, os atendimentos serão na UBS 3, do Jardim São Manoel e região, outro na UBS 5, do Jardim Alvorada e região, e também na UBS 6, do Jardim Marajoara e região. E no sábado seguinte, dia 23, o plantão acontecerá na UBS 2, do Jardim São Jorge e região.

Atuante nos exames, Adriana Lopes relatou que o movimento durante o sábado ocorreu como planejado. “A gente realizou agendamento a cada 15 minutos para não haver espera. Elas vêm no horário, fazem o exame e vão embora sem tumultuo. A procura no período da manhã foi muito boa”, relatou.

Para o cotidiano, é importante a atenção para eventuais sangramentos vaginais anormais e corrimentos de cores mais escuras. Com a identificação desses é importante que a consulta médica na Rede Primária de Saúde seja feita com urgência, para que se detectado previamente, possa ter maior sucesso na cura.

Foto: Divulgação
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também