sexta-feira, 22 novembro 2024
IBGE

Vereador aciona Procuradoria e pede impugnação do Censo 2022

O ofício foi protocolado na Câmara Municipal nesta sexta-feira (30)
Por
Henrique Fernandes
Foto: Divulgação

O vereador Carlos Fontes (União Brasil) protocolou, nesta sexta-feira (30), um ofício aos procuradores de Santa Bárbara d’Oeste e solicita a recontagem populacional na cidade por meio do Ministério Público (MP) ou outros caminhos legais.

O parlamentar informa que no período de 2000 a 2021, a cidade teve 88 novos empreendimentos e foram criados 36 loteamentos. Ele ainda questiona os números apontados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) porque existem 70.405 ligações de hidrômetros na cidade, com média de 3 pessoas por domicílio.

“Mediantes a estas explanações, se tivermos o amparo legal, como já há várias jurisprudência, queremos que o IBGE faça a recontagem da população de Santa Barbara d’Oeste, pois acreditamos que já passamos de 200 mil habitantes”, diz o vereador.

O TODODIA noticiou que o prefeito de Santa Bárbara d’Oeste Rafael Piovezan (MDB) questiona os dados divulgados na última quarta-feira (28) pelo IBGE. https://tododia.com.br/cidades/prefeito-da-rmc-questiona-dados-do-ibge-que-aponta-crescimento-pifio-em-12-anos/

O levantamento do Censo 2022 aponta que a cidade somou apenas 3,3 mil habitantes no período de 12 anos, ou seja, um crescimento de apenas 1,85% desde a última pesquisa realizada em 2010.

“Esta contagem do Censo de 2022 do IBGE, não fecha. Com este resultado, estaremos perdendo muito repasse financeiro do Fundo de Participação dos Município (FPM), que seriam destinados as áreas da Saúde, Segurança Pública, Habitação, Saneamento Básico e tantos outros benefícios para nossa cidade”, argumenta Fontes.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também