A virada de ano de 2024 para 2025 será marcada por características típicas do verão em todo o estado de São Paulo. Entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, o sol predominará durante boa parte do dia, garantindo altas temperaturas e sensação de abafamento. Contudo, o calor intenso combinado com a umidade do oceano e da Amazônia favorecerá a formação de pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e até granizo para o território paulista.
Apesar de os modelos meteorológicos não indicarem acumulados elevados, as chuvas dos últimos dias deixaram o solo encharcado e isso aumenta o risco de deslizamentos de terra e alagamentos em áreas vulneráveis.
A Defesa Civil orienta a população a redobrar a atenção, especialmente em áreas de risco, como morros e encostas.
Fique atento aos seguintes sinais de alerta para deslizamentos, como arvores ou postes inclinados, rachaduras no solo, paredes ou calçadas e poças de água barrenta em locais incomuns. Evite áreas alagadas, essas regiões podem esconder buracos, objetos cortantes, animais peçonhentos ou enxurradas perigosas.
Se for pegar a estrada, programe sua viagem, faça revisão no veículo e fique atento à previsão do tempo.
Em praias, atenção redobrada. Raios podem atingir áreas abertas antes mesmo de a chuva começar. Ao identificar nuvens escuras, busque abrigo em locais seguros.
Condição do tempo para o Réveillon na Paulista
Segundo os meteorologistas da Defesa Civil não há previsão de chuva para a capital paulista no período da noite desta terça-feira, 31, com isso, quem for aproveitar o Réveillon na Paulista terá tempo firme. Na capital, há condição para pancadas de chuva no período da tarde.