quarta-feira, 24 abril 2024

Padaria Silva

Desde o dia 15 de março, os frequentadores da Padaria Silva desfrutam de um ambiente mais clean e atual, fruto de uma reforma total na área de vendas

Uma bem-vinda dose de modernidade agora se combina à tradição em um dos endereços mais famosos de Sumaré. Desde o dia 15 de março, os frequentadores da Padaria Silva desfrutam de um ambiente mais clean e atual, fruto de uma reforma total na área de vendas. A reformulação é parte das comemorações pelos 50 anos de fundação da empresa e foi mantida mesmo após o falecimento de seo Alaor Silva como forma de celebrar sua história de amor e dedicação.

“O novo layout e os novos produtos são provas de que é preciso se adequar aos novos tempos e nunca parar de investir. São, também, uma forma de homenagear meus pais e exaltar o legado que eles deixaram para a família, os amigos e a cidade que escolheram para viver”, diz Margarete Silva Marson. Maria e Alaor fundaram a Silva em 1972, quando Sumaré dava os primeiros passos rumo ao desenvolvimento, e viram seu negócio tornar-se referência. Maria morreu em 2018 e Alaor, em dezembro do ano passado.

Entre os destaques da nova Silva estão o mobiliário moderno, o check-out com três caixas nos horários de pico e o balcão de autosserviço, com doces e sanduíches embalados para viagem, ideal para quem passa rapidinho pela padaria a caminho da escola ou do trabalho. Dois expositores guardam algumas das novidades do cardápio, como geleias, conservas, caponatas, massas especiais prontas, pizzas e congelados de fabricação própria – há opções como salgadinhos para festa, palito de parmesão e pão de queijo.

Doces novidades

Parada obrigatória para os formiguinhas, a Silva caprichou e trouxe novas receitas para o deleite de seus clientes. Apesar do pouco tempo nas vitrines da padaria, os bolos de pote já ganharam a preferência dos consumidores e são produzidos diariamente em quatro sabores (prestígio, trufado, abacaxi e cenoura com brigadeiro).

A linha de doces criada para celebrar o meio século de história da Silva ainda reúne pedidas como os bolos prestígio, de nozes e de frutas vermelhas. Sucesso na versão com morango e Nutella, a cestinha de chocolate (monoporção) agora pode ser apreciada com os recheios de mousse de maracujá, mousse de limão e Ninho e Nutella.

Se a ideia é esquecer completamente da dieta, vale provar também o bolo de rolo quadradinho, a palha paulista (bolacha maisena recheada com brigadeiro e coberta com chocolate ao leite), o pão de mel com recheio de doce de leite e cobertura de chocolate e as recém-chegadas barras de chocolate ao leite, meio amargo e branco com castanhas e frutas secas.

Já na contagem regressiva para a Páscoa, a Padaria Silva está aceitando encomendas de ovos de colher e trufados. No ano passado, o título de queridinho ficou com o Ferrero Rocher, em que a casquinha de chocolate meio amargo com crocante de amendoim e castanhas ganha recheio especial feito com chocolate ao leite, chocolate meio amargo, Nutella e bombons Ferrero Rocher; na cobertura, trufa e mais bombons. Para quem faz questão de inovar, as sugestões são os ovos recheados com doce de abóbora com coco e o de bolo de cenoura com brigadeiro.

Tradição sempre tem vez

Apesar de toda a modernidade hoje presente na Silva, a tradição segue sendo uma premissa dos administradores, Margarete e Orlando Marson. Mostra disso é o preparo do pão francês, realizado da mesma forma desde 1972. “Nosso pão francês é totalmente artesanal, não leva aromatizantes, corantes e nem conservantes. Ele é assado em forno a lenha de lastro, o que garante a casquinha crocante que faz tanto sucesso aqui”, comenta o sócio-proprietário. Segundo ele, o forno consome 1,5 metro cúbico de lenha de reflorestamento por dia e nunca foi desligado desde a inauguração.

Outros itens temperados com a tradição da Silva são o pão de queijo, o palito de parmesão e os pães especiais. Entre eles, vale destacar o italiano, o australiano, o caseiro e os de fermentação natural, apreciados por um público cada vez mais exigente, antenado e apreciador da boa mesa. Para os que se ligam na relação entre alimentação e saúde, a oferta contempla o pão multigrãos, que tem farelo de aveia, gergelim preto, chia, sementes de abóbora e linhaça.

Como se vê, variedade na Silva não é problema, né? Ao todo, o mix de produtos de panificação, confeitaria e cozinha ultrapassa os 900 itens. Todo o processo é realizado seguindo um rigoroso padrão de qualidade, com ingredientes de primeira qualidade e o acompanhamento de uma nutricionista.

Para todas as horas

Além da nova área de vendas, a casa conta com o Silva Café, um espaço anexo à padaria onde o cliente pode desfrutar de um menu completo, com opções para todas as horas do dia. De segunda a sexta, o café da manhã é ditado por um cardápio à la carte. Aos sábados, domingos e feriados, a atração é o buffet com pães, bolos, salgados, sanduíches, frios, acompanhamentos e bebidas – são mais de 30 itens para dar sabor e energia ao final de semana.

O almoço é servido em sistema de buffet de segunda a sábado a partir das 11h, e à tardezinha entram em cena os petiscos do Happy Silva. Nos meses mais frios, a casa promove o Festival de Sopas e Caldos, de segunda a sexta, a partir das 16h. Vale a pena ir!

TL Proprietários

Se a Silva se transformou na referência que é em Sumaré e região, muito se deve ao trabalho e à dedicação de seus sócios. Assim como faziam Maria e Alaor, os atuais administradores, Orlando e Margarete, acompanham de perto todo o processo, investem constantemente em treinamento, maquinário e novas ideias e estão sempre por lá para receber os clientes com carinho, atenção e um cafezinho tirado na hora.

TL Café Silva

Em comemoração aos 50 anos, a Padaria Silva lançou um café gourmet com a sua marca. Feito com grãos 100% arábica, o Café Silva é produzido nas montanhas na divisa de São Paulo com o Sul de Minas Gerais, tem moagens média e fina e torra média. O produto resulta em uma bebida de paladar suave, baixa acidez e excelente aroma.

Pode ser um box ou pode derrubar se não couber

Você sabia?

► Na década de 70, havia o costume de entregar o pão e o leite nas casas dos clientes e anotar as dívidas em cadernetas. Inicialmente, as entregas eram feitas com bicicleta e depois com charrete. Uma saída era feita por volta das 3h e, com o passar do tempo, uma nova entrega passou a acontecer no período da tarde.

► A Padaria Silva emprega 60 profissionais, que frequentemente recebem treinamentos com técnicos. Na época da inauguração, além de Alaor, Maria e seus filhos Margarete e Tadeu, eram apenas quatro colaboradores.

► A estrutura contempla área de vendas da padaria, café e restaurante, área de produção da padaria, confeitaria e cozinha, setor de pré-pesagem, depósitos e escritórios. Além disso, há quatro câmaras de resfriamento, uma câmara de congelamento com capacidade para seis toneladas e uma câmara de ultracongelamento, que faz a temperatura despencar de 60 para -18 graus Celsius em apenas uma hora.

Padaria Silva | Silva Café

Praça das Bandeiras, 788, Centro, Sumaré

(19) 3873-1495 | (19) 99177-9256 (WhatsApp)

Atendimento de segunda a sábado, das 6h às 21h; domingos e feriados, das 6h às 20h

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também