quinta-feira, 9 maio 2024

Odir destaca avanços na área da saúde

O vice-prefeito enalteceu a chegada de novo tomógrafo e a criação da Unacon 

Odir Demarchi esteve na TV TODODIA (Foto: Divulgação)

Em celebração ao aniversário de Americana, o TODODIA recebeu o vice-prefeito Odir Demarchi (PL) para comentar sua trajetória na vida pública no município. O vice-prefeito falou sobre as últimas conquistas na área da saúde, como a compra de um novo tomógrafo para o Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” de Americana e investimentos na educação.

Demarchi iniciou na vida pública como vereador e foi eleito vice-prefeito nas eleições de 2021. Ao TODODIA, Odir falou sobre as maiores conquistas do município durante seu mandato junto ao prefeito Chico Sardelli (PV) e seu trabalho como um vice-prefeito atuante na cidade.

Como avalia a sua trajetória na vida pública, do cargo na vereança até hoje, como vice-prefeito?

São duas coisas bem distintas, quando você está como vereador, acaba buscando uma melhoria. Você está fazendo um trabalho para a população buscando uma melhoria, mas você não tem o poder de execução. A gente passou quatro anos realmente na rua, ao lado do povo, ouvindo desde uma reclamação de buraco até uma reclamação de um problema de falta de vagas em escolas. Quando a gente sai da vereança e vem para vice-prefeito, aí já é a execução. A gente não tem para onde correr e temos de fazer. Eu tenho essa característica de estar na rua e poder executar o serviço, acompanhando a obra. Se tiver de pegar na pá, eu vou pegar na pá porque são as minhas origens. Essa é a forma que eu sempre gostei de trabalhar. O Chico me dá essa liberdade. A gente sabe quantos anos que acompanhamos a política e ninguém nem sabia o nome do vice-prefeito da cidade de Americana, hoje o vice pode trabalhar, mostrar seu serviço e é isso que eu faço. Eu vou às ruas e acompanho as obras.

Como o senhor avalia a gestão do Chico, com a sua participação no desenvolvimento de Americana durante esse período de 2021 para 2022?

Eu gosto de ter o pé no chão. Nós viemos de uma pandemia terrível e assumimos o governo em pandemia. Sabíamos das dificuldades que enfrentaríamos, mas não abaixamos a cabeça. O Chico é uma pessoa inteligente. Ele falou que a única forma de enfrentarmos isso era trazer empresas para a cidade e gerarmos empregos. A gente tem pessoas a nossa volta que precisam ser melhores do que a gente. Nós precisamos ser políticos, mas o secretariado precisa ser técnico. Eles sabem o que estão fazendo nas suas pastas e, realmente, é isso que está acontecendo. O Rafael, secretário de Desenvolvimento Econômico buscou várias empresas. Está vendo aí a cidade nunca gerou tanto emprego como está gerando agora. Na área da Saúde, a gente sabe o quanto crescemos. Nós fomos buscar também. Nós tivemos dificuldade para conseguir um médico, um especialista. A gente saiu aí e tinham mais de 30 mil pessoas esperando uma consulta. Hoje, com certeza, diminuímos a espera por bem menos que a metade. Nessas áreas acho que já crescemos bastante.

Qual o sentimento de ver instalado no município uma unidade de tratamento para o câncer e o novo tomógrafo?

Eu sou uma pessoa que é apaixonada pela saúde, uma pessoa que briga pela saúde, e sou de uma família que passou muitas dificuldades na vida, sempre dependemos do SUS, a gente sempre sabe as dificuldades de tudo isso. Quando o Chico disse que traria uma unidade oncológica eu falei ‘Estou junto com você, vamos buscar’. Graças a Deus hoje temos a Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia). Eu tive um caso na minha família que precisávamos entrar em uma van e percorrer 350 quilômetros, saia 3h30 da manhã, chegava lá 6h30, 7h, fazia o tratamento, saia de lá 16h, chegava aqui à noite passando mal com a quimioterapia. Ter o tratamento na nossa cidade me orgulha muito, saber que nosso tomógrafo saiu de dois canais para 16 canais, é onde você consegue ter uma visibilidade do corpo humano muito melhor. Tivemos muitas coisas boas para a nossa cidade, principalmente para a área de saúde. Na educação, acabamos de anunciar o centro de treinamento para os professores, a gente vai construir, investir mais de R$ 20 milhões. Fizemos uma gestão de um ano e meio graças a Deus muito boa, soubemos investir o dinheiro e pagamos todas as contas, não devemos nada e hoje poder anunciar um investimento de R$ 20 milhões é um orgulho para mim.

Como foi saber que Americana é a 7ª melhor cidade para se viver no Brasil?

Aquele dia tomei um vinho em casa! É bom saber que nosso trabalho está dando resultado. Não é fácil, a gente não tem hora, não tem dia. O Chico é assim, 7h da manhã ele já está lá na prefeitura, todo dia tomamos café juntos e depois já começa a primeira reunião do dia, de finanças. Se eu chegar 7h15 ele já me liga perguntando onde eu estou. É uma pessoa que chega 7h e não tem horário para sair da prefeitura. Quando a gente vê esse resultado dando certo, sendo colocados em 7º lugar, é o reconhecimento.

Americana está atraindo empresas, gerando emprego, melhorando a Saúde, a Educação, uma série de avanços. Ainda tem mais espaço para Americana avançar?

Tem muito. Temos muito o que melhorar, com postinho 24 horas, atenção básica no próprio bairro, eu acho que temos que voltar ao que era no passado, porque a gente teve isso já e perdeu. A gente tem que investir mais, buscar mais melhorias para a cidade. Asfalto, já estamos fazendo bastante, mas temos que buscar mais. A cidade inteira está cheia de buracos, a gente sabe que tem que buscar esse dinheiro, buscar ajuda do governo federal e fazer o recapeamento em toda a cidade. São coisas que está no nosso planejamento e com certeza, até o final do nosso mandato, a gente vai entregar uma cidade muito melhor.

O que o senhor enxerga como as maiores conquistas em Americana promovidas pelo Poder Executivo?

Me orgulha muito saber que estamos reformando todas as escolas da cidade, que todos os postinhos de Americana vão passar por reforma, que no Jardim Guanabara foi fechado um postinho lá há anos e a gente vai reabrir até o final do ano. A gente não tinha o tratamento de câncer e hoje temos, a gente não tinha especialista e hoje temos. Lógico que ainda falta, mas a gente vai conquistar, essas são as maiores conquistas. Hoje podemos falar que teremos um Atacadão na cidade de Americana, tem várias empresas que estão sendo instaladas na cidade que estão gerando empregos, isso é uma coisa que são as virtudes maiores do nosso governo, até mesmo o shopping que agora teremos, acabou a piada de que Americana não tem shopping.

Desde quando entrou no seu primeiro mandato de vereador, a realidade de Americana era uma e hoje, como vice-prefeito você tem outra percepção da cidade. O que você almeja para o município em 2024 quando o mandato finalizará?

Quando fui vereador, viemos de uma fase muito difícil. O prefeito antes da gente pegou uma cidade completamente destruída. A gente sabe que ele pegou uma cidade bem ruim, fez um trabalho merecedor, muito bom, conseguiu ajustar as contas públicas. Quando a gente assumiu, assumimos também bastante dívida, ainda existe uma grande dívida na prefeitura, mas o mais importante é que não abaixamos a cabeça. Eu imagino ver uma prefeitura que diminua a quantidade de desemprego na cidade, que todas as famílias tenham pelo menos uma pessoa empregada, recebendo seu salário. Com o nosso Fundo Social fazendo um trabalho belíssimo, ajudando muito as pessoas com cestas básicas, dando atendimento, fazendo trabalho psicológico também. Na área da Saúde, melhorar cada vez mais. No futuro espero sair na rua de cabeça erguida e saber que estou numa cidade grandiosa, com ônibus andando no horário certo, podendo passar isso para a população, uma rua bem asfaltada, escola para todo mundo, zerar as filas para as vagas de creche e poder dar uma educação melhor. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também