Sexta, 17 Setembro 2021

Morador pode ajudar no orçamento

Morador pode ajudar no orçamento

Os últimos dois meses do ano são os mais propícios para que os síndicos, com o auxílio das administradoras, comecem a realizar a previsão orçamentária

Os últimos dois meses do ano são os mais propícios para que os síndicos, com o auxílio das administradoras, comecem a realizar a previsão orçamentária do condomínio para o ano seguinte. 

Porém, diferente do que costuma ser realizado, os moradores também podem auxiliar neste processo. Gisele Fernandes, gerente geral da administradora OMA, explica que, se houver interesse dos condôminos, o síndico pode criar uma comissão com aqueles que desejarem participar. 

"Os moradores podem ajudar na cotação de preços no mercado e trazer sugestões de mudanças na organização orçamentária do prédio", afirma Fernandes. Para ela, essa participação é benéfica, pois faz com que os condôminos tenham mais conhecimento sobre a realidade da gestão. 

Essa opinião é compartilhada pela gerente de desenvolvimento Sheila Santos, 34 anos, que desde 2016 auxilia ativamente na previsão orçamentária do prédio onde mora. "Pelo próprio portal a gente consegue fazer a avaliação de quanto era previsto e quanto foi gasto e, assim, sugerir mudanças", diz. 

Santos afirma que ao estar presente nessas decisões é possível entender melhor o valor da cota condominial e, também, valorizar mais os serviços que são oferecidos. 

Para aqueles moradores que não possuem tempo de auxiliar na previsão orçamentária, o mais importante é comparecer em todas as assembleias e ler atentamente os comunicados, orienta o advogado e síndico profissional Sidney Spano. 

Ele esclarece que se a previsão for recusada pela maioria dos moradores presentes em assembleia, o síndico, junto com a administradora e aqueles que desejarem colaborar, possui 30 dias para apresentar uma nova previsão. "Para ser aprovado, o orçamento deve ser bem elaborado e explicado", diz. 


 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 17 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/