quinta-feira, 23 maio 2024

França e Paris são repletas de monumentos históricos importantes

Em novembro se comemora o Armistício de Compiègne batalha que dizimou 1,4 milhões de franceses 

Eleições no Brasil, Guerra na Ucrânia, e os dois assuntos até parecem o mesmo. Ambos assuntos, um dia, ficarão no passado das nossas histórias, mas ambos também serão lembrados e jamais esquecidos. França é um país repleto de monumentos que contam sobre os triunfos franceses na história. E sem você está pretendendo ir à França em novembro, é bom lembrar que este é um mês importante nas comemorações francesas, com desfiles e protestos em várias cidades. 

O Dia do Armistício, conhecido como L’Armistice é uma comemoração do fim simbólico da Primeira Guerra Mundial. O evento ocorreu em 11 de novembro de 1918, e a data comemora o Armistício de Compiègne. Esse foi um tratado assinado entre os Aliados e o Império Alemão em Compiègne, na França. Ali ficou confirmado o fim das hostilidades na Frente Ocidental, o qual teve efeito às 11 horas da manhã. 

O armistício é um tratado assinado por vários governos decretando o fim de hostilidades armadas em tempos de guerra. Apesar disso, não pode ser considerado como a declaração oficial que põe fim a uma guerra. O dia de assinatura do armistício é considerado festa nacional em diversos países vencedores de um conflito armado. Por esse motivo, na Alemanha não se celebra a data. Na Primeira Guerra Mundial morreram aproximadamente 1,4 milhões de franceses – 10% da população masculina do país adulta à época. Esse mesmo número também significa a morte de 50% dos trabalhadores rurais da França. 

A França possui também um patrimônio histórico e cultural enorme. Uma parte dele é administrada pelo organismo estatal chamado Centro dos Monumentos Nacionais, que gerencia e cuida de cerca de 100 monumentos franceses entre sítios arqueológicos, castelos, igrejas, fortes, habitações, monumentos comemorativos, parques e jardins. Esses monumentos cobrem praticamente toda a história da humanidade, começando na pré-história e indo até o século XX. 

Como por exemplo os Sítios pré-históricos do Vale do Vézère, na Dordogne, sudoeste da França, onde você encontra vestígios de ocupação humana datando do período paleolítico. Grutas com pinturas rupestres, gravações em pedra e esculturas. Ou então a Saint Chapelle, uma belíssima capela real com vitrais góticos deslumbrantes situadas em Paris.

Sainte-Chapelle: a igreja mais impressionante de Paris

Paris é uma cidade pontilhada de igrejas lindas, algumas muito famosas como a Notre Dame de Paris e a Basílica Sacré-Cœur, em Montmartre. Mas de todas as igrejas que visitei em Paris, teve uma que ganhou meu coração: a Sainte-Chapelle, a antiga capela real de Paris. A capela em estilo gótico é bem pequena, mas é nos menores lugares que encontramos os maiores tesouros de viagens, não é mesmo?

A Sainte-Chapelle de Paris foi construída lá pelo século XIII, a pedido do rei Louis IX. Localizada no lado oeste da Ilé de la Cité, onde ficam as construções mais antigas da cidade de Paris, acaba disputando diretamente a atenção com quem visita essa região para ver a lendária Notre Dame, que fica mais para o leste.

A construção demorou menos de 7 anos. Sainte- -Chapelle foi construída para ser a capela do Palácio Real, mas não só isso. A ideia maior do rei Louis IX era construir um templo para abrigar antigas relíquias de Jesus Cristo, que o rei tinha acabado de comprar de Constantinopla.

A ideia era voltar os olhos dos europeus para essa cidade de Paris, que estava começando a se erguer. Transformar Paris numa “meca” para os cristãos. Um centro de peregrinação para onde todos viessem saudar as relíquias católicas. A igreja foi construída em dois pisos. No piso inferior funcionava a capela de oração aberta ao público que frequentava a residência do rei.

No andar superior, reservado à família real, ficariam guardadas as relíquias sagradas, incluindo uma coroa de espinhos! A Sainte-Chapelle de Paris abre todos os dias. Para ver o horário de funcionamento atualizado e mais informações técnicas da visita é importante acompanhar no site oficial da Sainte-Chapelle.

Lembrando que a visitação é paga e dá direito a visitar os dois andares da Saint-Chapelle. Você pode comprar na bilheteria do local, que geralmente não tem muita fila, mas é bom, se possível, evitar finais de semana e feriados em Paris.

Do restante, é possível aproveitar bem a cidade de Paris com tudo que sabemos que ela dispõe. É colocar no GPS: Sainte-Chapelle, 10 Bd du Palais, 75001, Boulevard du Palais, Paris, France e bon voyage!

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também