Quinta, 26 Mai 2022
LIVROCultura

Ex-vereadora de Limeira, Carolina Pontes lança livro sobre Inclusão da Pessoa com Deficiência

A advogada e ex-vereadora de Limeira, Carolina de Moraes Pontes, acaba de lançar um livro que pretende dar uma contribuição efetiva na forma de olhar pela inclusão da pessoa com deficiência. Com o título “Inclusão da Pessoa com Deficiência: uma análise sob a ótica dos Direitos Fundamentais”, a autora quer levar um tema que tradicionalmente é estudado no mundo acadêmico, para além dos muros das universidades.

“Minha intenção é que essas pessoas sejam vistas e tento dar voz a cada uma delas, quando escrevo sobre o assunto”, ressalta. Em seu início, o livro aborda a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, fazendo um breve histórico e apresentação de conceitos-chave. A inclusão social da pessoa com deficiência, os parâmetros e práticas para uma sociedade inclusiva e a necessidade de políticas públicas efetivas de inclusão são temas abordados na sequência.

A autora também faz uma detalhada análise do eixo constitucional do tema, abordando a sintaxe dos direitos humanos, a proteção das liberdades e dos direitos fundamentais e as medidas e instrumentos de garantia que são necessários para a efetivação da norma. “A sociedade deve assumir a responsabilidade de derrubar as barreiras ainda existentes e isso acontece quando cada um de nós se conscientiza de que há muito ainda a ser feito para que as pessoas com deficiência sejam incluídas no exercício de seus direitos fundamentais”, ressalta Carolina Pontes.

Advogada e vereadora na Câmara Municipal de Limeira entre 2017 e 2020, Carolina Pontes é doutoranda em Direito Político e Econômico na linha de pesquisa “A cidadania modelando o Estado”, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM); Mestre em Direitos Fundamentais, Difusos e Coletivos pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP); especialista em Direito Público e MBA em Administração Pública e Gestão de Cidades pela Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes; professora universitária e membro associado ao Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (Conpedi), com artigos publicados no Brasil e em Portugal. Na Ordem dos Advogados do Brasil, presidiu as Comissões da Jovem Advocacia e OAB vai à escola, na 35ª Subseção, no ano de 2016.

O livro “Inclusão da Pessoa com Deficiência: uma análise sob a ótica dos Direitos Fundamentais” tem 132 páginas e já está em pré-venda no site da editora Toth e nas redes sociais.

Caixa contrata 174 empregados com deficiência

A Caixa Econômica Federal contratou 182 empregados aprovados em concurso realizado em 2014, dos quais 174 têm alguma deficiência. Os novos funcionário

Prefeito de Campinas determina solução para transporte de alunos com deficiência

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, determinou nesta terça-feira (30) uma solução imediata para o problema de 13 alunos com deficiência auditiva,

Serviços de apoio ao trabalhador abrem o ano com mais de 100 vagas

Quem busca o primeiro emprego ou recolocação no mercado de trabalho deve ficar de olho às vagas abertas nos PAT (Postos de Atendimento ao Trabalhador)

Coral da APAE participa de FlashMob em Nova Odessa

A quarta-feira foi diferente ontem para 30 alunos do “Grupo Ser Viver”, coral de atendidos acima dos 30 anos de idade da APAE (Associação de Pais e Am