sábado, 18 maio 2024

BNDES lançará edital de R$ 25 milhões para evitar incêndios

Após o maior desastre que já atingiu o patrimônio científico e histórico do Brasil, o governo anunciou que o BNDES lançará edital com valor de R$ 25 milhões destinados a projetos de segurança e melhoria de instalações de museus e instituições.
Dois dias após o incêndio que destruiu 90% do acervo do museu, a Defesa Civil emitiu laudo mantendo a interdição do prédio.
O edital deve ser publicado até o fim deste mês e valerá tanto para a elaboração de projetos executivos de segurança e melhoria de instalações quanto para a implantação efetiva dessas mudanças. Como está no âmbito da Lei Rouanet, esse valor representa uma doação -e não um empréstimo- do BNDES.
ACERVO
Ossos encontrados no trabalho de rescaldo do incêndio no Museu Nacional, estão sob análise de pesquisadores. Os cientistas conferem a possibilidade de o crânio ser de Luzia, o mais antigo fóssil humano encontrado no continente americano.
A coleção egípcia reunida pela Família Real no Século XIX foi praticamente toda perdida. Outra preciosidade que o museu guardava era uma amostra de cinco litros da primeira reserva de petróleo encontrada no Brasil, na década de 1930. Outro item importante era o fóssil de parte de uma baleia encontrada 15 quilômetros terra adentro no estado do Rio de Janeiro, comprovando a variação do nível do mar na costa do Brasil.
Hoje, um vigilante da região da Quinta da Boa Vista, onde fica o Museu Nacional, entregou um documento que escapou do incêndio. O documento, parcialmente queimado, foi encontrado a cerca de 200 metros do museu, numa região de gramado do parque próxima a um pequeno lago.
O conteúdo da página, escrita em inglês e com mapas cartográficos, indicaria ser oriundo da biblioteca de antropologia, totalmente destruída pelas chamas.

 
 
*com informações da Folhapress

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também