domingo, 21 abril 2024
CORTE SUBSTITUÍDA

Cristiano Zanin toma posse como novo Ministro do STF nesta quinta-feira (03)

Advogado foi aprovado pelo Senado em junho, com 58 votos a favor e 18 contra a sua posse. Zanin deve ficar no cargo até 2050, quando completará 75 anos.
Por
Isabela Braz
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Com a volta do recesso do STF (Supremo Tribunal Federal), o Plenário se reúne na tarde desta quinta-feira (3), às 16h, para dar posse ao advogado Cristiano Zanin, que se tornará novo ministro, substituindo a vaga deixada por Ricardo Lewandowski em abril.

Por 58 votos a favor e 18 contra, o novo ministro foi aprovado pelo Senado, em junho deste ano, dias antes do recesso do judiciário – que durou de 1 a 31 de julho.

O advogado foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir a vaga aberta, ficando conhecido justamente por fazer a defesa do presidente quando ele estava preso em 2017.

Nascido próximo da região, em Piracicaba, Zanin é formado pela Faculdade de Direito da PUC de São Paulo, tem 47 anos e deve ficar no cargo até 2050, quando completará 75 anos, idade que por lei, os magistrados devem passar pela aposentadoria compulsória.

O novo ministro é casado com a também advogada Valeska Teixeira Zanin Martins e é pai de três filhos.
No Plenário, estarão cerca de 350 pessoas, entre integrantes do STF e de outros Tribunais Superiores em exercício e aposentados, familiares, amigos e autoridades. A sessão solene será aberta pela presidente do STF, ministra Rosa Weber, e deverá levar em torno de 15 minutos, iniciando com a execução do Hino Nacional. Trata-se de uma cerimônia protocolar, em que o novo integrante é conduzido pelo ministro mais antigo e pelo mais recente na Corte.

Em seguida, Zanin prestará juramento à Constituição e assinará o termo de posse, antes de tomar assento no Plenário. A cadeira do ministro mais recente é sempre a primeira à direita do púlpito. Após encerrada a sessão, ele receberá os cumprimentos no Salão Branco.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também