Sábado, 28 Mai 2022

Preservar economia não significa sair do isolamento, diz Guedes

Preservar economia não significa sair do isolamento, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda-feira (20) que preservar os sinais vitais da economia não significa sair do isolamento ago

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda-feira (20) que preservar os sinais vitais da economia não significa sair do isolamento agora. Ele defendeu uma retomada programada das atividades. 

Em videoconferência promovida pelo BTG Pactual, Guedes disse dar total apoio às medidas de isolamento social, mas ressaltou que há uma dimensão crítica a ser observada além da saúde pública. 

Para manter o que chama de sinais vitais da economia, ele defende uma ampliação do número de pessoas em trabalho remoto, assistência a camadas mais vulneráveis da população e manutenção de serviços essenciais, como alimentação e telecomunicações. 


"A economia vem com mais força do que está se pensando porque ela já estava começando a se mover. E, se nós preservarmos os sinais vitais, nós vamos sair do lado de lá. Preservar os sinais vitais da economia não significa sair do isolamento agora", disse. 

Na conversa com representantes da instituição financeira, Guedes disse que os sinais vitais da economia brasileira ainda estão preservados, mas "a coisa está ficando crítica" porque não se sabe o prazo necessário para encerrar o isolamento. 

"Não sabemos quanto tempo aguenta a economia. O ministro da Saúde dizia que a curva subia em abril, ficando no alto em maio e junho e descendo em julho. Então, a grande pergunta é: a economia aguenta dois meses ainda com o isolamento? É a pergunta", disse. 

Para o ministro, a economia neste deve ser tratada como um urso polar em hibernação -é preciso manter o mínimo de atividade para que seja possível viabilizar a retomada mais à frente.Guedes afirma que o país precisa se programar para essa retomada, "fazer direito, no devido tempo". 

Segundo ele, países como China, Alemanha e Estados Unidos já estão se movimentando para planejar essa saída da crise. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 28 Mai 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/