segunda-feira, 20 maio 2024

Conhecendo a fundo a Parrilla Argentina

Primeiro workshop sobre parrila do restaurante La Boca 

O grande sucesso e a procura pelo primeiro workshop sobre parrila do restaurante La Boca – Parrilla y Cocina Argentina, da proprietária Vanessa Otero e do chef e parrillero Hugo Otero, realizado no último mês de março, em Americana, ainda vem refletindo positivamente na cidade. Tanto que a equipe responsável pela organização do evento já preparou uma segunda edição do evento, a ser realizada no dia 24 de maio.

Conforme Otero, o workshop foi um momento único e especial para entender toda a mística que envolve o restaurante, ao longo de quase uma década de funcionamento em Americana.

“Abrimos nossa cozinha de maneira simples e carinhosa para todos os participantes, mulheres e homens de diferentes faixas etárias. O grande diferencial do curso foi a proximidade dos participantes com os cozinheiros, ao ponto de que, quem quis, teve a chance de colocar as mãos no fogo. Por isso, estamos lançando um novo workshop, com vagas limitadas, encorajados pela grande demanda do primeiro”, avisa o chef.

Criado a partir da solicitação dos próprios clientes e seguidores do La Boca, e para eles mesmos, o objetivo do workshop sobre Parrilla é oferecer parte da experiência diária na cozinha profissional, com receitas, técnicas e dicas, para o dia a dia do cliente ou para um momento especial dele, segundo Otero.

Difundir a cultura argentina por meio da gastronomia sempre foi o propósito do chef Hugo Otero desde que fundou a casa, em 2012. Natural de Lanús, Buenos Aires, possui especialização em Charcutaria pelo Le Cordon Bleu, em Técnicas de Gastronomia Molecular pelo Gastrô Brasil e também é especialista em Verticalização Pecuária e Qualidade da Carne.

Para o chef argentino, o segmento de parrilla e assadores vem experimentando um grande crescimento no Brasil, nos últimos anos, que “se deve, em grande parte, ao boom das redes sociais e programas de TV, sobretudo Instagram, YouTube e MasterChef, onde muitos criadores de conteúdo terminaram por engajar seguidores e fãs, fazendo com que a curiosidade e ointeresse estejam em contínuo avanço. A pandemia também encorajou muitos novos empreendedores a se arriscar na cozinha, vindos até de outras formações”, avalia.

E até mesmo o churrasco brasileiro, famoso no mundo todo, vem se transformando com isso, na visão de Otero. “Absolutamente sim! O churrasco brasileiro, embora tenha seu DNA próprio, hoje tem muita influência nossa. Dos argentinos no quesito parrilla e brasas, e dos norte-americanos na defumação. Acredito seja pela constante procura pelo aperfeiçoamento dessa arte maravilhosa que é o churrasco”, ressalta.

Parceria de sucesso continua

Para a organização logística do primeiro workshop sobre parrilla do La Boca, intitulado “Un Aplauso para el Asador”, Vanessa e Hugo Otero contaram com a parceria do publicitário e cozinheiro Baiones que, segundo o chef, possui experiência na área de marketing, mídia, fotografia e possui liberdade de negociar abertamente com potenciais patrocinadores. E a parceria vai continuar para a segunda edição do evento, reforça o chef.

“A escolha do Baiones foi unânime. Além de todas essas qualidades, tem a mais importante: nossa amizade. Há muitos anos ele vem nos acompanhando nos eventos”, destaca Otero.

Para Baiones, o chef argentino sempre foi um amigo que o ensinou muito. “Além de me ensinar muita coisa sobre o asado, com um S mesmo, argentino, cultura e costumes de seu país, é uma das minhas referências quando se fala em brasa e carnes. Além de ter aberto as portas da sua cozinha em eventos para mim, sempre que temos oportunidade de conversar ou produzir algo juntos eu aprendo algo novo, seja relacionado à cozinha ou culturalmente falando”.

Quem quiser mais informações sobre a segunda edição do evento e quais os temas a serem abordados pode procurar o Baiones pelo WhatsApp (19) 99465-9145.

BOX COM RECEITAS

O chef Hugo Otero compartilhou com os leitores do Clube Gourmet duas receitas simples para os iniciantes na arte do fogo. Aproveitem para exercitar antes do próximo workshop!

Provoleta

Ingredientes: Queijo provolone defumado e molho Chimichurri

Modo de preparo: Cortar o queijo em rodelas de aproximadamente 2cm. Em uma chapa ou frigideira de ferro previamente aquecida, a fogo médio, colocar a rodela de queijo acrescentado o molho Chimichurri. Quando a base dourar, vire o provolone e acrescente mais Chimichurri. Assar até o centro da Provoleta ficar com textura macia. A sugestão é servir com pão caseiro.

Frutas queimadas na chapa perfumadas com vinho branco

Ingredientes: 250 g de manga, 250 g de abacaxi, 250 g morango, 250 g de uva, 250 ml de vinho branco seco, 100 g de açúcar cristal, canela a gosto, hortelã

Modo de preparo: Aquecer uma frigideira de ferro, colocando as frutas de textura mais firme e fibrosas primeiro. Acrescente o vinho branco e deixe reduzir. Depois, incorporar o açúcar e mexer. Quando as frutas começarem a dourar, introduza as demais frutas de textura macia, mexendo devagar. Uma vez que se formar um “fundo” misturado dos sucos das frutas e o açúcar (almibar), estará pronto. Deixar descansar e servir ainda morno. Decorar com uma folhinha de hortelã e finalizar com a canela.

Para mais informações sobre o 2º workshop de parrilla, também é possível solicitar informações ao Baiones no perfil abaixo:

https://www.instagram.com/baioneis/ 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também