sábado, 18 maio 2024

Mostra barbarense chega à Campinas

Expandir a história bicentenária de Santa Bárbara d’Oeste para outras cidades da região por meio de fotografias. Essa é a proposta do projeto CEDOC em Movimento – iniciativa da Fundação Romi -, que chegou à Campinas, ontem e que permanecerá em exposição até o dia 28 de setembro, no espaço cultural da Caixa Econômica. Captada por fotógrafos e amantes da fotografia, a exposição resgata três dos principais pontos turísticos da cidade: a Praça Central e Matriz Santa Bárbara, a usina Santa Bárbara e o bairro Santo Antônio do Sapezeiro, e é uma homenagem aos 200 anos do município, que será celebrado em 4 de dezembro.
Depois de uma temporada de exposição na Câmara Municipal, e também de ter passado por outros municípios da região como Americana e Nova Odessa, arrastando um público de mais de 200 mil espectadores, chegou a vez dos campineiros conhecerem o material. O primeiro local a receber a mostra fotográfica foi o Shopping Tivoli, em maio deste ano.
O projeto CEDOC em Movimento foi selecionado no edital do Programa Caixa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro, sendo contemplado com R$ 200mil. Segundo Karen Malafaia, da coordenadoria de Marketing, Comunicação e Cultura da Caixa Econômica Federal de Campinas e região, ações como a do CEDOC cumprem com o objetivo de assegurar a democratização do acesso e preservação do património cultural brasileiro.
Para a coordenadora do CEDOC da Fundação Romi, Sandra Edilene de Souza, a ação extramuros – como ficou conhecido o projeto- possibilita que pessoas de diferentes cidades conheçam locais históricos que fazem parte da nossa história regional.
“O interessante dessa exposição é a forma como escolhemos para apresentar nossa cidade, que foi através das lentes de fotógrafos da região que registraram três dos principais pontos históricos do município. As imagens externalizam o passado dialogando com o presente em suas relações de continuidade e mudança. Vale a pena visitar”.
CEDOC
O Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi é um espaço vivo de preservação da história, que além de resgatar todo o passado histórico de Santa Bárbara d’Oeste e região, atua na guarda, conservação e disponibilização do acervo da Fundação Romi e da Indústrias Romi – com destaque para a memória do Romi-Isetta.
Além de um espaço expositivo vivaz e dinâmico, o CEDOC realiza o projeto de Educação Patrimonial para crianças e adolescentes, além de receber exposições e palestras, promover visitas monitoradas e técnicas, oficinas de capacitação e experimentação.
O CEDOC está localizado à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d’Oeste. Informações pelo telefone (19) 3499-1558 e site www.fundacaoromi.org.br/cedoc.
serviço.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também